O Mosteiro de São João de Tarouca
O Mosteiro de São João de Tarouca iniciou a sua construção no século XII e foi o primeiro da ordem cisterciense a ser edificado em Portugal. Ao longo dos séculos conheceu uma importante expansão até que, no século XIX, entrou em decadência após o decreto de extinção das ordens religiosas.
A instalação da ordem de Cister e a fundação do edifício estão ligados à génese do reino, tendo os frades cistercienses apoiado a pretensão de Afonso Henriques ao trono. Este patrocínio foi premiado pelo primeiro monarca português que auxiliou a sua expansão no país.
O mosteiro apresenta diversos estilos de construção e, apesar do seu aspeto austero, as escavações arqueológicas revelaram que os monges estavam atentos ao mundo que os rodeava e que tinham uma vida confortável. Foram encontradas faianças de qualidade e, noutras análises, concluiu-se que tinham uma dieta rica, apesar de não incluir doces.
Após a extinção das ordens religiosas o mosteiro foi vendido em hasta pública e os edifícios foram explorados como pedreira. A Igreja, por outro lado, foi transformada em igreja paroquial e contém diversas peças de arte sacra que pertenciam à ordem e estariam noutras divisões do complexo edificado.
Ficha Técnica
- Título: Escrito na pedra - A Pedra de Pedro
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: Maria Júlia Fernandes
- Produção: RTP
- Ano: 2015