A Força Aérea Portuguesa na Frontex
A Frontex é uma agência da UE que presta apoio a países membros e associados de Schengen na gestão das fronteiras externas, contribuindo para a harmonização do seu controlo. O presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanha aqui uma missão da Força Aérea Portuguesa (FAP) envolvida na deteção de emigrantes ilegais.
A “Missão Indalo” decorreu em 2017 e tinha o objetivo de detetar e controlar embarcações suspeitas de transportar migrantes ilegais no mediterrâneo com origem no Norte de África e destinados à Europa.
Foi utilizada a esquadra 502, conhecida como “Os elefantes”, que utiliza aviões C-295 equipados com eletrónica de deteção capaz de localizar e identificar diferentes tipos de embarcações.
No ano anterior estes aparelhos tinham desempenhado um papel crucial no salvamento de 34 migrantes que viajavam num bote que se incendiou em mar alto.
A Frontex facilita a cooperação entre as autoridades de controlo das fronteiras de cada país da UE, disponibilizando a assistência técnica e os conhecimentos específicos necessários em matéria de gestão das fronteiras externas.
Ficha Técnica
- Título: Agência Europeia Frontex
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Cristina Liz
- Produção: RTP
- Ano: 2017