Batatas fritas de pacote ou um shot de óleo
error on HTML5 media element
Este conteúdo está neste momento indisponível
Parecem inofensivas, mas as batatas fritas de pacote contribuem para os quilos que pesam na saúde das crianças e dos adolescentes portugueses. Fáceis de comer, viciam paladares, enchem barrigas de gordura e aumentam o risco das doenças cardíacas. Façamos a experiência: o que contêm 100 gramas destas batatas processadas? Temos a certeza que a explicação irá mudar comportamentos alimentares.
Estamos viciados em batatas fritas. Os gigantes da indústria alimentar conseguiram – de novo -apurar ingredientes que enviam ao nosso cérebro ondas de prazer. Resultado? Ficamos reféns dessa experiência que provoca em nós desejo, ou seja, vontade de repetir a dose. O primeiro passo para um comportamento aditivo. Um dia damos por nós a devorar pacotes de batatas enquanto assistimos à série de televisão favorita. Porém, este consumo em excesso, comporta consequências graves: obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças cardíacas.
Mas se for apenas um pacote de 100 gramas por dia, será que também faz mal à saúde? Melhor do que ler qualquer rótulo, temos a nutricionista Luiza Kent Smith a dizer que estes 100 gramas equivalem a beber 1/3 de uma chávena de chá de óleo. É isto que escondem estes pacotes. Por mais pequenos, light ou gourmet que sejam.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Centro de Saúde - Alimentação
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: Cláudia Borges
- Produção: até ao Fim do Mundo
- Ano: 2007