A batalha do Vimeiro

A batalha do Vimeiro, travada no dia 21 de agosto de 1808 entre tropas luso-britânicas e franceses, foi um confronto decisivo que pôs fim à primeira invasão francesa.

No dia 17 de agosto tinha-se registado um outro confronto na Roliça, onde os franceses também tinham sofrido uma derrota, mas seria no Vimeiro que se confirmaria a impossibilidade das tropas napoleónicas continuarem em Portugal.

O exército francês, comandado por Junot, tinha entrado em Portugal em novembro de 1807, ocupando todo o território, situação que se alterou com estes dois confrontos. Neles se revelaram as qualidades de chefia do general Wellesly, futuro Duque de Wellington.

Foi, aliás, na sequência desta primeira invasão, que a família real portuguesa abandonou o país. Seguiriam-se duas outras tentativas dos franceses para ocupar Lisboa e o rei e a corte só regressariam do Brasil em julho de 1822.

Nesta reportagem pode acompanhar os depoimentos de Natália Gomes, habitante do Vimeiro e de Ana Bento, historiadora do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, um espaço onde se podem conhecer melhor os detalhes daquela batalha.

As joias negras do Império (I)
Veja Também

As joias negras do Império (I)

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Batalha do Vimeiro
  • Tipologia: Extrato de Reportagem
  • Autoria: Filipa Marques Henriques
  • Produção: RTP
  • Ano: 2018