Lançamento da sonda Mars Pathfinder

Teve início a 4 de dezembro de 1996 a missão Mars Pathfinder, desenvolvida pela NASA e que constituiu um passo importante na exploração do planeta Marte. Tratou-se do envio de uma sonda, constituída por um módulo de aterragem, chamado de Carl Sagan em homenagem ao famoso cientista entretanto falecido, e por um veículo, designado por Sojourner.

O lançamento da Mars Pathfinder ocorreu na madrugada desse dia em Cabo Canaveral, na Florida, e após uma viagem de sete meses, mais precisamente a 7 de julho de 1997, a sonda atingiu o solo de Marte, num vale conhecido por Ares Vallis.

A Mars Pathfinder foi a primeira missão bem-sucedida a Marte após o envio das sondas Viking, na década de 1970. O lançamento da sonda foi precedido em algumas semanas pelo envio de uma outra, chamada de Mars Global Surveyor, e que registou e cartografou a superfície de Marte a partir da órbita do planeta.

 

  • O que fez exatamente a Mars Pathfinder?

Após atingir a atmosfera de Marte, a sonda iniciou a descida em direção ao solo, utilizando um sistema inovador que envolvia um para-quedas e um conjunto de airbags destinados a amortecer o impacto no solo. Após aguardar pelo nascer do sol, a sonda enviou os primeiros dados e fotos para a Terra.

Foi então ativado o Sojourner, o pequeno veículo robotizado com cerca de 10 kg, que desceu a rampa da cápsula e fez o primeiro reconhecimento das redondezas. Ao longo dos dias seguintes, o módulo e o veículo recolheram e enviaram um conjunto impressionante de dados sobre a atmosfera e o solo do planeta.

No total, foram mais de 17 mil fotos e milhões de medições da pressão atmosférica, da temperatura e da velocidade do vento marciano.

A missão deveria durar apenas algumas semanas, mas o Sojourner esteve operacional durante quase 3 meses. A última transmissão ocorreu a 7 de outubro de 1997 e a missão foi oficialmente encerrada em março do ano seguinte.

 

  • Que importância teve esta missão?

As informações recolhidas e enviadas pela sonda foram preciosas para um melhor conhecimento das condições naturais de Marte. O seu sucesso abriu caminho à preparação de outras missões e ao lançamento de outras sondas, destinadas quer à órbita quer ao solo marciano, como a Phoenix ou a Curiosity.

A Mars Pathfinder fez parte de uma programa mais vasto da NASA que teve início em 1993, chamado de “Programa de Exploração de Marte” e cujos objetivos são tentar determinar se alguma vez existiu vida em Marte, caracterizar o clima e a geologia do planeta e preparar uma futura missão tripulada.

Embora ainda em vigor, o programa foi sujeito a cortes orçamentais severos nos últimos anos. Espera-se, porém, que a cooperação internacional e a formação de consórcios com agências espaciais de outros países conceda um novo impulso aos projetos de exploração de Marte e permita finalmente, num futuro não muito distante, o envio da primeira missão tripulada àquele planeta.

Ouça aqui outros episódios do programa Dias da História

Um novo dinossauro com placas no dorso
Veja Também

Um novo dinossauro com placas no dorso

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Os Dias da História - Lançamento da sonda Mars Pathfinder
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Paulo Sousa Pinto
  • Produção: Antena 2
  • Ano: 2017
  • Fotografia: Uma das fotografias de Marte tirada pela Mars Pathfinder