Pesquisar

O Padre Himalaia, sacerdote e inventor

O seu nome era Manuel António Gomes, mas ficou conhecido por Padre Himalaia, devido à sua altura. Sacerdote, cientista e inventor, foi um dos pioneiros mundiais no aproveitamento da energia solar ganhando até prémios internacionais.

O padre Himalaia, nascido no Minho em 1868, foi uma personalidade multifacetada e um visionário que se dedicou a temáticas como a ecologia, a medicina, a educação ou o vegetarianismo. Apesar de ser sacerdote e da forte faceta anticlerical da Primeira República, manteve ligações com vários políticos que defendiam essas ideias.

Colocou o seu nome em mais de 30 invenções, destacando-se especialmente em duas áreas, os explosivos e o aproveitamento da luz solar. Na primeira desenvolveu um químico – a himalaite – e teve uma empresa que o produzia e vendia, mas foi no campo das energias solares que assumiu um pioneirismo inesperado. Desenhou e construiu o que baptizou de Pireliófero, uma estrutura metálica com espelhos, com mais de uma dezena de metros de altura, que servia para concentrar os raios solares e fundir materiais. A invenção foi mostrada nos EUA, na Feira Mundial de Saint Louis de 1904, onde foi premiada e recebeu grande destaque na imprensa científica.

A série documental “À porta da História”  traz para o domínio do grande público 13 portugueses que se destacaram no seu tempo e, através das suas ações ou da sua obra e conquistaram um lugar na galeria de notáveis. São personalidades com percursos inesperados e cheios de curiosidade que, por acasos do destino, deslizaram para uma zona obscura do mediatismo histórico.

Foram notáveis. Fizeram obra. Muitos deixaram seguidores e influenciaram as gerações seguintes, mas são pouco recordados nas efemérides, nas comemorações, nos manuais escolares ou nas páginas de jornais.

Ficha Técnica

  • Título: À Porta da História - Padre Himalaia
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes/ Jorge Paixão cda Costa/ Pandora da Cunha Teles
  • Produção: Ukbar Filmes/ RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui