Os Morais, ao lado da resistência francesa

James Morais é o último sobrevivente de uma família de origem portuguesa que, durante a II Guerra Mundial, lutou ao lado da resistência francesa. A residir no norte da França, próximo da fronteira com a Bélgica, os Morais viriam a sofrer na pele os danos causados pela guerra, tendo um dos seus elementos morrido depois de ser preso e deportado.

O mais novo dos irmãos era James Morais e, no grupo de resistentes liderados pelo seu pai, davam-lhe muitas vezes tarefas de vigilância, já que os alemães não suspeitavam que uma criança pudesse desempenhar qualquer papel neste tipo de atividades.

O pai, Manuel Morais, tinha sido oficial no exército português na I Guerra Mundial, emigrando depois para França, onde constituiu família. Quando o país foi ocupado pelos nazis, em 1940, assumiu a liderança de um grupo de resistentes na zona de Lambersart e envolveu toda a família nessas operações.

A iniciativa desta família portuguesa não seria isenta de baixas: Henri, um dos irmãos de James,  seria capturado e morreria durante a deportação, enquanto o próprio foi ferido numa mão pelos alemães.

Caldas da Rainha, paraíso dos refugiados da II Guerra Mundial
Veja Também

Caldas da Rainha, paraíso dos refugiados da II Guerra Mundial

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Não Neutrais: A família Morais
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Ana Luísa Rodrigues/ Carla Quirino/
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019