Volta ao Mundo em Cem Livros

“Monte dos Vendavais”: de monstro a clássico da literatura

O único livro escrito por Emily Brontë é um dos romances mais negros da literatura. E no entanto, uma das mais belas histórias de amor. Deste objeto estranho com personagens que não conseguimos compreender, incontroláveis e misteriosas como a autora que as criou, falamos neste programa literário.

Quando foi publicado em 1847, um ano antes de Emily morrer de tuberculose, “O Monte dos Vendavais” gerou uma onda de reações violentas, foi desacreditado pelos críticos que o qualificaram de “desagradável, doentio, bruto, cruel, diabólico, inumano, confuso,  selvagem, improvável, desconjuntável”. O enredo não se parecia a nada que a literatura já tivesse produzido e ninguém parecia entender que estava ali a obra-prima de uma escritora inglesa que assinava com o pseudónimo masculino Ellis Bell, para evitar o preconceito que existia contra as mulheres escritoras.

A casa da família Brontë em Harworth, Yorkshire, agora transformada em museu dedicado às três irmãs escritoras.

O que terá inspirado Emily Brontë a escrever um livro tão obscuro? É um enigma que muitos leitores tentam decifrar, visitando a casa austera e fria onde viveu com as irmãs, percorrendo as charnecas desoladas do Yorkshire, onde a autora se acostumou à solidão dos campos. Regressamos nós também às raízes deste clássico com a jornalista Alexandra Lucas Coelho.

“O Amante”: o amor segundo Marguerite Duras
Veja Também

“O Amante”: o amor segundo Marguerite Duras

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Volta ao Mundo em Cem Livros - Emily Brontë
  • Tipologia: Programa Literário
  • Autoria: Alexandra Lucas Coelho
  • Produção: RTP
  • Ano: 2021