Portugal, Paraíso Digital

Os nómadas digitais destacam Lisboa como inovadora, mas autêntica, com uma forte trajetória de crescimento e onde há muito talento. A capital portuguesa surge no topo das preferências mundiais para o trabalho remoto. Uma tendência laboral com cada vez mais adeptos e que revela grandes vantagens para funcionários e empregadores.

Um computador ou um tablet, boa ligação à internet e uma cidade solarenga e economicamente acessível. A fórmula para que milhares de trabalhadores estrangeiros vivam em Lisboa. Antes da pandemia da Covid-19, Portugal já era um lugar de eleição para o trabalho remoto. Depois, tornou-se destino de topo para os nómadas digitais.

O clima, os preços acessíveis, boas infraestruturas e logística, um país seguro, que respeita a diversidade, com uma boa gastronomia e cuidados de saúde de fácil acesso são atrativos para quem gosta de trabalhar à distância e ao mesmo tempo conhecer lugares diferentes.

A capital portuguesa é a escolha para trabalhadores que chegam de todas as partes do mundo, ao serviço de empresas estrangeiras, ou para empreendedores criarem o seu próprio negócio. As engenharias e as novas tecnologias são as áreas de maior procura, mas o novo paradigma de trabalho é adotado por cada vez mais empresas.

Teletrabalho: e depois do vírus?
Veja Também

Teletrabalho: e depois do vírus?

Os nómadas digitais são pessoas que ganham, em Portugal, salários acima da média e muitos pagam os seus impostos nos países de onde vêm. Privilegiam a flexibilidade horária e um estilo de vida que não os agarra a um emprego estanque, nem a um local único. A vida está por conta de cada um e não nas mãos do empregador.

Portugal surge como espaço de eleição também pelas ofertas específicas que promove para estes novos trabalhadores. Comunidades de semelhantes com quem podem interagir, bons espaços de coworking (áreas de trabalho partilhado) e muitos talentos disponíveis para angariar. Jovens que através das empresas nacionais não conseguem as mesmas regalias.

Cidades Sustentáveis
Veja Também

Cidades Sustentáveis

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Linha Da Frente - Portugal, Paraíso Digital, temporada 14 / episódio 25
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Sandra Salvado / Diogo Martins / Luís Vilar
  • Produção: RTP
  • Ano: 2022