Linha da Frente
Perigos no Prato
Num mundo de superprodução de alimentos, cada vez comemos pior. À medida que aumenta a lista de ingredientes, crescem os riscos para a saúde. O sal e o açúcar são os maus da fita mais conhecidos, mas são mil e uma as receitas que quebram a segurança alimentar.
As doenças que mais afetam os portugueses estão direta ou indiretamente relacionadas com uma alimentação inadequada. Hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. A comida do século XXI revela-se rica em calorias, mas pobre em nutrientes. E, sobretudo, contaminada.
Tem ideia, por exemplo, de quantos aditivos alimentares ingerimos por dia? Corantes, conservantes, estabilizadores ou intensificadores de sabor. São apenas algumas das categorias dos mais de trezentos aditivos alimentares autorizados em Portugal e identificados pela letra E.
A escolha paga-se mas há perigos que não vemos no prato. O Linha da Frente analisou dezenas de rótulos à lupa. Massa para empadas com álcool etílico, peixe com antibióticos, carne com sulfitos, vinho com corante sintético ou leite com água oxigenada. Tudo é possível ingerir sem saber.
Ficha Técnica
- Título: Linha Da Frente - Perigos no Prato, temporada 11 / episódio 17
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Sandra Salvado / Paulo Jorge / António Antunes / Carlos Pinota / Vanessa Brízido
- Produção: RTP
- Ano: 2019