Criatividade, células estaminais e biomateriais
Lino Ferreira é investigador na área de células estaminais e biomateriais no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. O plano é sempre potenciar aquilo que o corpo humano já tem para poder ultrapassar a doença.
A motivação de Lino Ferreira para investigar passa por desenvolver plataformas tecnológicas no contexto da medicina regenerativa, focando-se nas doenças isquémicas. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que junta biomateriais e células estaminais, mas que permite uma acção regenerativa em circunstâncias de doença, como é o caso de um enfarte de miocárdio, feridas crónicas ou AVC’s.
O caderno de laboratório é o seu objecto de eleição e mantém com ele uma estreita relação criativa: é de forma artística que vai fazendo colagens e notações de toda a investigação laboratorial ao longo do tempo.
O desafio do futuro, para Lino Ferreira passa pela continuação de desenvolvimento de biotecnologia que consiga gerir os recursos endógenos do corpo humano e mobilizá-los para situações de emergência como doenças. Ou seja, potenciar tudo aquilo que já existe no nosso organismo para chegar à regeneração..