Do céu de Angola na infância a uma estrela vista por dentro

  • Todos os Ciclos

Teresa Lago não sabia ainda, quando era pequena e saltava a janela para ir observar as estrelas no céu "espectacular, esmagador" de Angola, que seriam as estrelas a encantá-la numa investigação sem fim. Começou na matemática, mas rendeu-se ao 3º ano.

É professora na Universidade do Porto, onde criou o curso de licenciatura em Astronomia. Investiga no Centro de Astrofísica, que criou há mais de 20 anos.

Até chegar o sono, deixava-se estar a ver estrelas na infância do céu de Angola, mas escolheu matemática para se licenciar. No terceiro ano, embate numa disciplina de astronomia e tudo mudou. Num Verão em que visita o Observatório de Greenwich, que proporciona um curso de três semanas para cativar jovens para o estudo da ciência levam-na para Inglaterra sem hesitar. Encontrado o meridiano, a carreira de investigação consolida-se e cresce.

Através da espectroscopia, analisa a composição química e a dinâmica das estrelas, analisando o espectro.
A astronomia, diz, é extremamente exigente em relação ao uso da tecnologia, que lhe permite uma cada vez maior exploração do objecto de estudo. Entusiasma-se com a astronomia submilimétrica e com a possibilidade de “poder ver muito mais dentro. Ver primeiras fases de formação das estrelas.”

Quanto tempo até ao fim deste mundo?
Veja Também

Quanto tempo até ao fim deste mundo?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 5 Minutos Com Um Cientista
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - RTP
  • Produção: Panavídeo
  • Ano: 2013