Energia Azul: o poder da água e do sal
O segredo energético reside na diferença de concentração de sal entre a água doce e a salgada. Um processo natural em zonas como estuários e que pode ser potenciado como alternativa mais sustentável na geração de eletricidade.
Também conhecida por energia osmótica, a energia azul tem por base um movimento que equilibra a concentração de sal entre água doce e salgada utilizando processos de eletrodiálise reversa ou osmose. A pressão feita por esse movimento pode ser usada para movimentar turbinas. Trata-se de um tipo de energia renovável e limpa, é abundante e pode funcionar de forma contínua. Zonas costeiras com grandes quantidades de água doce e salgada são ideais para explorar esta energia.
A energia azul representa uma solução inovadora e sustentável para a diversificação da matriz energética, mas ainda requer avanços tecnológicos para ser amplamente adotada. Os desafios passam também pela redução dos custos elevados de produção e por prevenir eventuais prejuízos em ecossistemas aquáticos mais sensíveis.
Ficha Técnica
- Título: Biosfera, episódio 35 / temporada 22
- Tipologia: Excerto de Programa
- Produção: Farol de Ideias
- Ano: 2024