Como se explica a inflação

Do pão às viagens, nada foge a esta taxa. Quando um bilhete de cinema que custava 7 euros passa a custar 8, significa que a inflação subiu. Ou seja, é preciso mais dinheiro para pagar a mesma coisa.

A inflação é, na prática, o aumento generalizado do preço de bens e serviços. É medida em ciclos temporais e confronta o custo de vida com o poder de compra. O aumento da inflação significa que com o mesmo dinheiro se compra menos do que antes. Mas afinal porque sobe a inflação? Pode acontecer por vários motivos, como o aumento dos custos de produção ou das matérias-primas, transportes e energia, devido a conflitos ou quando há muito dinheiro a circular e a procura se torna maior do que a oferta.

Inflação, deflação e desinflação
Veja Também

Inflação, deflação e desinflação

Por estranho que pareça, quando a inflação sobe de forma moderada é sinal de uma economia saudável, em crescimento. No entanto, se for muito alta ou descontrolada, pode afetar de forma significativa a capacidade financeira de cada um, em particular se os salários não aumentarem na mesma proporção. Fica-se mais pobre. Quando isso acontece, os bancos centrais e os governos adotam políticas para estabilizar os preços.

Sismo coloca edifícios de Lisboa em risco
Veja Também

Sismo coloca edifícios de Lisboa em risco

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Programa Cautelar - Dinheiro, temporada 3 - episódio 4
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Até ao Fim do Mundo p/RTP
  • Ano: 2023