Sons de abril: os sobreviventes
A família Robertson, que se perdeu nas ilhas Galápagos, veio a Portugal falar da sua história de sobrevivência. No início dos anos 1970, em que ninguém imaginava sequer a possibilidade do GPS, muitas regiões eram pouco exploradas e quase mitológicas.
A linha estrutural do programa ‘Sons de Abril’ é usar os sons como suporte da memória, numa viagem temporal à História recente de Portugal. O som não nos dá uma imagem diferente da que temos desse passado mas certamente mais próxima, mais de quotidiano, mais coloquial e de maior detalhe.
Esta rubrica da Antena 1 leva-nos desde 1973 a Julho de 1976, num percurso que vai dos discursos-aula de Marcello Caetano às intervenções sincopadas dos presidentes militares; do Festival da Canção à canção de intervenção; dos pregões típicos para turista ouvir à algazarra dos vendedores ambulantes. A maior mobilidade das equipas de rádio, o maior à vontade das pessoas diante dos microfones e o grande envolvimento político das rádios no período pós-25 de Abril levam a que os sons nos levem até àquele momento, àquela pessoa, àquele facto.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Sons de Abril
- Tipologia: Rubrica de Rádio
- Autoria: Helena Matos e Iolanda Ferreira
- Produção: Antena 1
- Ano: 2014