U-1277, um submarino alemão afundado em Matosinhos

No dia 3 de Junho de 1945 os tripulantes do submarino alemão U1277 chegavam a terra na praia das Angeiras, em Matosinhos, depois de terem afundado o seu navio ao largo da costa. A guerra já tinha terminado há quase um mês…

Os 47 tripulantes tinham saído da Alemanha em finais de Abril com o objetivo de prosseguir a guerra na zona do Canal da Mancha, mas duas semanas depois recebiam a mensagem da rendição incondicional do seu país e ordens para se dirigirem ao porto aliado mais próximo.

Apesar destas ordens o comandante tomou a decisão de afundar o navio junto a um país neutral e assim evitar que este ficasse em mãos inimigas. Depois de abrirem as válvulas, que permitiram a entrada de água no interior da unidade naval, os homens conseguiram chegar a terra com a ajuda de pescadores locais.

De Portugal foram enviados para Inglaterra onde permaneceram como prisioneiros durante 3 anos.

Neste documentário a RTP mostra as primeiras imagens captadas do submarino submerso a cerca de 30 metros de profundidade. Os repórteres falam ainda com dois tripulantes do navio que recordam aqueles acontecimentos.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: U1277
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Isabel Silva Costa/ Jorge Almeida
  • Produção: RTP
  • Ano: 1998