Clarice Lispector: “o espírito que se maravilhava com o mundo”
"Amo a língua portuguesa", declarou um dia a escritora brasileira que nasceu na Ucrânia. Clarice Lispector queria que esta língua chegasse ao máximo pelas suas mãos. Publicou 26 livros, obra inquietante e misteriosa que a tornou uma autora de culto.
Clarice Lispector procurava o “entendimento das coisas e das pessoas”. Através da escrita mergulhava no desconhecido, pesquisava o seu próprio eu e interrogava-se sobre os mistérios do mundo. O que fazia de forma pessoal, mas não confessional; sublinha Teolinda Gersão, leitora assídua da obra de uma das maiores escritoras da língua portuguesa e do Brasil.
A biografia começa longe, na Ucrânia, onde nasceu em 1920. O seu nome era então Chaya Pinkhasovna Lispector. Com pouco mais de um ano vem com os pais para o Brasil, em fuga da perseguição aos judeus durante a guerra civil russa. Na nova terra fica Clarice, a menina que gosta de fazer jogos de palavras. Chegada aos treze anos decide que quer ser escritora.
“Quando eu comecei a ler eu lia muito livro de histórias. Eu pensava que livro era uma coisa que nasce. Eu não sabia que era coisa que se escrevia. Quando eu soube que livro tinha autor, eu disse: Também quero ser autor.”
Muito jovem ainda inicia-se no jornalismo, faz artigos sobre temas diversos, dá conselhos de beleza, entrevista celebridades. O romance inaugural “Perto do Coração Selvagem”, publicado em 1943, é um acontecimento no meio literário. Primeiro encarada com estranheza, Clarice arrebata a crítica brasileira.
Entre romances, contos e histórias infantis, constrói uma obra sem concessões: Eu não enfeito, eu escrevo simples. A sua ficção traduz-se numa narrativa literária, poética e filosófica. Numa palavra: intensa. Há quem a considere um Fernando Pessoa no feminino, pelo desassossego que provoca e porque os dois partilham um amor confessado pela língua portuguesa.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Ler+ ler melhor - Clarice Lispector, "A Descoberta do Mundo"
- Tipologia: Extrato de Magazine Cultural
- Produção: Filbox produções
- Ano: 2013