Sobrevivente revisita tsunami de 2004

Mónica Ribeiro estava no sudoeste asiático com os pais quando foi surpreendida pelo tsunami que matou milhares de pessoas e arrasou vários países. Em 2014, dez anos depois da catástrofe, regressou à praia onde perdeu a família.

A 26 de dezembro de 2004, um sismo de forte intensidade, com epicentro a oeste de Sumatra, causou tsunamis devastadores. As ondas chegaram em alguns locais aos 30 metros de altura, afetando dezena e meia de países localizados junto ao oceano Índico. Mais de 230 mil pessoas pereceram neste desastre natural.

Uma das zonas afetadas foi Khao Lak, na Tailândia, área com diversas estâncias turísticas. Era ali que se encontravam Mónica e os pais que nessa manhã se dirigiram à praia, onde estranharam a ausência de água numa larga extensão de areal. O regresso do mar deu-se em grandes vagas que entraram centenas de metros pela terra adentro.

Tal como muitos outros também eles tentaram escapar à parede de água, mas não o conseguiram e foram engolidos pelas vagas. Da família portuguesa apenas Mónica sobreviveu ao desastre natural, considerado um dos piores dos últimos séculos.

Em 2014, Mónica, então com 23 anos, regressou a Khao LaK com uma equipa da RTP para homenagear os pais e recordar o que se tinha passado.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Sobrevivente do tsunami regressa a Puket
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Rita Ramos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014