A batalha do Vimeiro
A batalha do Vimeiro, travada no dia 21 de agosto de 1808 entre tropas luso-britânicas e franceses, foi um confronto decisivo que pôs fim à primeira invasão francesa.
No dia 17 de agosto tinha-se registado um outro confronto na Roliça, onde os franceses também tinham sofrido uma derrota, mas seria no Vimeiro que se confirmaria a impossibilidade das tropas napoleónicas continuarem em Portugal.
O exército francês, comandado por Junot, tinha entrado em Portugal em novembro de 1807, ocupando todo o território, situação que se alterou com estes dois confrontos. Neles se revelaram as qualidades de chefia do general Wellesly, futuro Duque de Wellington.
Foi, aliás, na sequência desta primeira invasão, que a família real portuguesa abandonou o país. Seguiriam-se duas outras tentativas dos franceses para ocupar Lisboa e o rei e a corte só regressariam do Brasil em julho de 1822.
Nesta reportagem pode acompanhar os depoimentos de Natália Gomes, habitante do Vimeiro e de Ana Bento, historiadora do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, um espaço onde se podem conhecer melhor os detalhes daquela batalha.
Ficha Técnica
- Título: Batalha do Vimeiro
- Tipologia: Extrato de Reportagem
- Autoria: Filipa Marques Henriques
- Produção: RTP
- Ano: 2018