A Conferência de Casablanca e o fim da campanha em África
A continuação da guerra até à rendição incondicional de todas as forças do Eixo foi a principal resolução saída da Conferência de Casablanca. No encontro, que juntou os líderes das principais potências ocidentais dos Aliados, ficou também decidido ajudar a China e a Rússia e reforçar o equipamento militar dos franceses.
A proposta de pedir a rendição alemã e japonesa foi avançada durante a reunião pelo presidente do EUA, Franklin Roosevelt, e o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, terá mostrado alguma resistência à ideia, mas acabou por aceitá-la. Ausente esteve Joseph Stalin, primeiro-ministro da Rússia, que entendeu não sair do seu país numa altura em que os combate eram intensos na zona de Estalinegrado.
Presente nesta conferência esteve o general francês Charles De Gaulle, que chefiava as forças francesas livres, sediadas em Inglaterra. Seria a primeira vez desde 1939 que pisava solo francês, já que Marrocos era então uma colónia daquele país.
Para além de palco da conferência, o Norte de África era também, nesta altura, um campo de batalha onde os Aliados finalizavam o cerco ao que restava dos exércitos do Eixo na Tunísia. Os últimos alemães e italianos naquele continente renderam-se a 12 de maio de 1943.
Esta região serviria de trampolim para a invasão do primeiro território Europeu, nomeadamente a Sicília e a Itália.
Nota: Este filme é um documento histórico relevante para retratar a II Guerra Mundial, o conflito mais mortífero de sempre, mas a sua produção estava também ao serviço da propaganda, instrumento usado por todos os beligerantes, circunstância que deve ser tida em conta durante o visionamento.
Temas
Ficha Técnica
- Título: The War 1941-1944 / The gathering offensive
- Tipologia: Extrato de filme
- Produção: United Films
- Ano: 1943
- Origem: National Archives and Records Administration (NARA)
- Cedido: Steven Spielberg Film and Video Archive (RG-60.1102) / US Holocaust Memorial Museum
- Tradução e Legendagem: RTP Ensina/ João Domingos/ RTP Produção