À descoberta das doenças do sono
A polissonografia — também conhecida como registo poligráfico do sono — é um exame que permite analisar diversos parâmetros do sono. É habitualmente realizado num ambiente clínico, onde o paciente passa a noite ligado a dispositivos médicos, sob acompanhamento de especialistas.
Durante o exame, são colocados fios, eletrodos, sensores respiratórios e outros equipamentos em diferentes partes do corpo. O paciente é monitorizado ao longo da noite, frequentemente com recurso a gravação em vídeo, para permitir uma avaliação detalhada dos distúrbios que possam estar a afetar o seu sono.
A polissonografia é um exame que deve ser efetuado sempre que os pacientes têm dificuldades relacionadas com o sono, nomeadamente, sonolência frequente durante o dia, dificuldade em permanecer acordado durante tarefas importantes como conduzir, ressonar alto, suspeita de paragens respiratórias, também conhecidas por apneias do sono, obesidade ou outros.
Há também, em alguns casos, a possibilidade realizar este exame em casa, mas a quantidade de equipamento necessário pode tornar o processo mais incomodativo.
Nesta reportagem pode ouvir declarações de Susana Moreira, especialista em medicina do sono.