A desinformação e o discurso de ódio

O conteúdo que te chama mais a atenção é sempre o mais extremado. O discurso de ódio anda a par com a desinformação. Um mix explosivo que faz viver as redes sociais e polariza as sociedades.

Voam a uma velocidade supersónica, as notícias falsas. A par com o ódio, é o que mais viraliza nas redes sociais. Mobiliza as pessoas, o que no mundo digital significa maior envolvimento, com likes e partilhas, contribuindo para o alcance massivo do que, sendo mentira, é a mensagem mais eficaz. A política é uma das áreas mais atingidas pelo fenómeno, e alimenta-se dele.

Desinformação: parar, verificar, combater!
Veja Também

Desinformação: parar, verificar, combater!

O rage bait não pretende informar, apenas chamar a atenção e aumentar a visibilidade, já que nas redes o algoritmo recompensa interações, mesmo que negativas. A fórmula não podia ser mais simples: algo que nos irrita e ofende é o que mais nos faz mover – um post que distorce uma notícia para a fazer parecer mais escandalosa, um vídeo com uma opinião absurda apenas para gerar comentários indignados, um tweet que ridiculariza alguém ou uma causa para atrair discussões e polémica.

Algoritmo: no coração do digital
Veja Também

Algoritmo: no coração do digital

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Programa Cautelar - Pode ou Não Pode? Liberdade de Expressão, temporada 4 - episódio 1
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Até ao Fim do Mundo p/RTP
  • Ano: 2025