A fotografia na revolução de Abril
Os fotógrafos vieram para rua no dia em que a ditadura portuguesa caiu. São centenas as fotografias desse acontecimento que conhecemos e que, de alguma forma, fazem parte da nossa memória colectiva do 25 de Abril de 1974.
Olhares tensos. Armas em riste. Militares e civis lado a lado. Carros de combate e todo o género de viaturas militares. A revolução acordou Lisboa na manhã de 25 de abril de 1974 e a cidade – apesar dos perigos e dos pedidos na rádio para que ficasse em casa – saiu para a ver.
Da Calçada do Sacramento à Praça do Comércio, passando pela rua do Arsenal ou pela António Maria Cardoso, onde se situava a sede da PIDE, esta revolução – como outra antes dela – teve momentos cruciais para o seu desenlace que foram documentados em imagem.
Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.
Ficha Técnica
- Título: Memória Fotográfica - 25 de Abril
- Tipologia: programa
- Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
- Produção: RTP/ Panavideo
- Ano: 2018