A Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Criada em 1991, a Fundação Mário Soares e Maria Barroso é uma instituição privada de utilidade pública e sem fins lucrativos onde podem ser encontrados cerca de dois milhões de documentos relacionados com temas como a resistência ao Estado Novo e a democracia.
Parte importante do espólio disponível na fundação é constituído pela documentação deixada pelo próprio Mário Soares enquanto resistente à ditadura, preso político, protagonista dos processos de transição para a democracia, integração na União Europeia, Primeiro Ministro e Presidente da República.
Entre os milhões de documentos que estão acessíveis ao público encontram-se também espólios cedidos por outras personalidades da política e da sociedade portuguesa ou dos Países Africanos de Expressão Portuguesa, abordando temas relacionados com a história de Portugal no século XX.
Algum deste material pode ser consultado online.
Nesta reportagem pode ouvir declarações Isabel Soares, Presidente da Fundação Mário Soares e Maria Barroso; Filipe Guimarães da Silva e David Farto, respectivamente, diretor e arquivista da mesma fundação.
Ficha Técnica
- Título: Fundação Mário Soares
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Filipa Dias Mendes / Rodrigo Lobo / Carlos Felgueiras e Sousa
- Produção: RTP
- Ano: 2024