A imprensa e a propaganda na Grande Guerra

Apresados os navios alemães nos portos portugueses, a Alemanha declarou guerra a Portugal. O país unificou-se e mobilizou-se – foram recrutados todos os portugueses entre os 20 e os 45 anos, sem excepção –, e a imprensa ora criou discursos inflamados, ora caricaturas a partir da atualidade.

Antes de entrar em ação o lápis azul da censura, a imprensa utilizou as manobras possíveis na altura fazendo críticas mordazes com brejeirices à mistura, mas quando a censura foi introduzida o tom das notícias mudou.

Num Portugal em que quase três quartos da população era analfabeta e 60% dos habitantes retiravam sustento do sector agrícola, inflamava-se o discurso patriótico, enaltecia-se a raça viril e civilizadora e glorificava-se a raça latina, a Pátria ditosa.

Apelava-se de todas as formas possíveis à união e ao esforço nacional contra o Imperialismo alemão, contra o bárbaro, contra o Papão.

Mas a propaganda ia para além das publicações periódicas e o postal surgiu também como um veículo de divulgação das posições aliadas, para além de um instrumento de comunicação.

O postal torna-se veículo de patriotismo. Colorido com fio de seda ou apenas ilustrado, este pequeno formato transforma-se num moda que espalha ideias e imagens, multiplica o discurso, e cresce ao longo da Grande Guerra chegando a circular mais de 70 milhões de exemplares por ano.

Exaltam-se os países aliados, as velhas alianças. Erguem-se e desfraldam-se bandeiras, mesmo que por vezes estas conduzam ao engano como aconteceu muitas vezes com as imagens produzidas fora de Portugal. Em muitos o país surgia representado não com a bandeira republicana, mas com o velho estandarte azul e branco da monarquia.

Para ler este artigo na íntegra clique AQUI.

Gago Coutinho tinha no Brasil uma segunda pátria
Veja Também

Gago Coutinho tinha no Brasil uma segunda pátria

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Postal da Grande Guerra - Mobilização para a Guerra
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Sílvia Alves
  • Produção: RTP
  • Ano: 2016