A mobilidade na Paris do futuro
Na cidade de Paris, prepara-se o sistema de transportes para as próximas décadas, com o objetivo de chegar a 2050 com zero emissões de carbono. Para alcançar esta meta, os franceses têm testado não só novos meios de locomoção como também novas fontes de energia.
Paris está no centro de uma zona metropolitana com mais de 12 milhões de habitantes, razão pela qual as questões relacionadas com mobilidade estão a merecer tanta atenção por parte das autoridade locais.
Eletricidade, hidrogénio, gás natural ou biogás são algumas das fontes energéticas que os serviços municipalizados de Paris têm testado nos últimos anos, em meios de transporte que passam por veículos autónomos, que fazem percursos pré-definidos, meios navais para aproveitar o rio Sena ou drones para fazer entregas de mercadorias no centro da cidade.
Outro problema emergente que merece a atenção dos técnicos de mobilidade da cidade é o de assegurar a gestão das relações entre peões, bicicletas, trotinetes e outros veículos urbanos de pequena dimensão, pois já não é só a relação entre os automóveis e os restantes utilizadores das ruas da cidade que tem de ser acompanhada.
Ficha Técnica
- Título: Fronteiras XXI - Mobilidade em Paris
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: José Manuel Rosendo
- Produção: RTP
- Ano: 2022