Aljustrel no tempo da romana Vipasca
Durante o período romano, Vipasca (atual Aljustrel) foi um dos principais centros mineiros da Península Ibérica. Entre os diversos achados arqueológicos que ali ocorreram destacam-se duas placas de bronze com fragmentos de legislação mineira daquela época histórica.
Os romanos deixaram milhares de toneladas de escórias em Aljustrel, um legado que testemunha a importância daquela zona mineira na atividade económica do período, quando dali foram extraídos cobre e prata em grandes quantidades.
Foram escavados vários poços, alguns com mais de uma centena de metros profundidade, e no seu interior os arqueólogos encontraram ferramentas utilizadas na mineração e objetos pessoais. Duas placas, de épocas diferentes, com trechos das leis romanas que regulavam da extracção de minério foram das mais importantes descobertas feitas naquela zona.
É também certo que a mineração em Aljustrel acontecia antes da chegada dos romanos, mas seria com eles que esta atividade atingiu o seu auge, tendo sido fundada a povoação de Vipasca.
Ficha Técnica
- Título: Escrito na Pedra - O ouro dos tolos
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: Maria Júlia Fernandes
- Produção: RTP
- Ano: 2015