Anos-luz, medir distâncias no universo
Ensino:

Um ano-luz corresponde à distância que a luz atravessa no vácuo num ano juliano (365,25 dias), cerca de nove biliões de quilómetros. É uma medida criada pelos astrónomos para representar as distâncias entre os corpos celestes do Universo.

As medidas utilizadas na Terra, como o metro ou o quilómetro, são insuficientes para medir as distâncias no Universo. Vénus, o planeta mais próximo da Terra, encontra-se a uma distância de cerca de trinta e oito milhões de quilómetros e o Universo conhecido tem quatorze mil milhões de anos-luz.

Os cientistas necessitam de medidas simplificadoras para os seus cálculos por isso começaram a aplicar outras medidas no estudo do Universo. Uma delas é o “ano-luz”, uma unidade de medida de distâncias, definida pela União Astronómica Internacional (UAI).

Sabendo que a velocidade a que a luz se desloca no vácuo é de trezentos mil quilómetros por segundo (sensivelmente a distância da Terra à Lua) e que o ano juliano tem 365,25 dias, um “ano-luz” representa a distância de 9 460 730 472 580,8 quilómetros. Mais de nove biliões de quilómetros. Simplificando: a luz emitida por um objecto a nove biliões de quilómetros da Terra , demora um ano a chegar ao nosso planeta.

 

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 1 Minuto de Astronomia
  • Tipologia: Programa
  • Produção: Duvideo II Profissionais de Imagem, crl
  • Ano: 2009