Aristides Pereira, o primeiro Presidente de Cabo Verde
Aristides Pereira nasceu a 17 de fevereiro de 1923 na ilha da Boavista. Foi um dos fundadores do movimento de libertação de Cabo Verde e da Guiné-Bissau - o PAIGC. Depois da independência foi o primeiro presidente da República de Cabo Verde.
Filho de um padre que constituiu família em Cabo Verde, foi o mais novo de 14 irmãos. Estudou no Liceu em São Vicente, o único do arquipélago, e foi naquela ilha que contactou pela primeira vez com dissidentes políticos do regime do Estado Novo, deportados para ali, começando a despertar para as questões da africanidade e da independência.
Depois dos estudos foi trabalhar para os serviços públicos na Guiné-Bissau e foi durante uma das viagens entre aquela colónia e Cabo Verde que conheceu Amílcar Cabral, o primeiro dirigente do PAIGC, partido que foi fundado em setembro de 1959 por um grupo que incluía ainda Luís Cabral, Fernando Fortes, Júlio de Almeida e Elisée Turpin.
O PAIGC teve papel central na luta armada contra a presença portuguesa a partir de 1961. Depois do assassinato de Amílcar Cabral em janeiro de 1973, Aristides Pereira assumiu a liderança do movimento e quando foi declarada a independência – em 1975 – foi nomeado o primeiro Presidente da nova república. Governou até às primeiras eleições livres do país, em 1991, altura em que se afastou da política.
Faleceu em Portugal, em 2011.