As caricaturas do inimigo eram bom negócio
Durante a Grande Guerra os cartazes e os bilhetes postais ganham grande popularidade. Durante os anos da guerra circularam mais de 70 milhões de bilhetes ilustrados por ano – e as imagens serviam também de propaganda contra o inimigo.
Os postais foram um excelente negócio durante a guerra, especialmente os humorísticos. Venderam-se aos milhões e foram importantes instrumentos de propaganda, para além de aliviarem os horrores da guerra.
Ficam alguns exemplos:
Cedido pela Hemeroteca Municipal de Lisboa
Coleção António Ventura
Jornal Miau cedido pela Hemeroteca Municipal de Lisboa
Jornal Miau cedido pela Hemeroteca Municipal de Lisboa
Jornal Miau cedido pela Hemeroteca Municipal de Lisboa
Jornal Miau cedido pela Hemeroteca Municipal de Lisboa
Stuart Carvalhais – Coleção António Ventura
Coleção António Ventura
Coleção António Ventura
Jornal Miau cedido pela Hemeroteca Municipal de Lisboa
O Século Cómico cedido pela Hemeroteca Municipal de Lisboa
O Século, Edição da Noite (Abril 1916) – Biblioteca Nacional de Portugal
O Século, Edição da Noite (Abril 1916) – Biblioteca Nacional de Portugal
Temas
Ficha Técnica
- Título: Postal da Grande Guerra - Caricatura do Inimigo
- Tipologia: Programa
- Autoria: Sílvia Alves
- Produção: RTP
- Ano: 2016