As primeiras informações na rádio sobre o 25 de Abril de 1974

A RTP foi ocupada pelas forças militares leais ao golpe às zero horas do dia 25 de Abril de 1974, e o mesmo aconteceu aos principais orgãos de comunicação portugueses - rádios e jornais - ao longo da noite. O Rádio Clube Português (RCP) foi dos primeiros a dar informações sobre o que estava a acontecer.

Naquela noite, o jornalista Luís Filipe Costa abraçou de imediato as forças revolucionárias e foi, durante muitas horas, a voz do Movimento das Forças Armadas (MFA) no Rádio Clube Português (RCP). Nesta gravação de áudio do RCP,  lê um comunicado do MFA sobre a ocupação dos estúdios da RTP em Lisboa e no Porto.

O comunicado diz o seguinte:

“O Movimento das Forças Armadas têm ocupados os estúdios da R. T. P. em Lisboa e no Porto, embora no centro emissor de Monsanto se registe uma interferência provocada por forças da reacção, que, a todo o momento serão dominadas. Logo de seguida, a Radiotelevisão Portuguesa entrará ao serviço do Movimento das Forças Armadas e do Pais, noticiando os seus comunicados”.

Nas horas seguintes, a emissão da televisão seria retomada com boletins informativos sobre o curso da revolução. Já na madrugada do dia 26, seria também a RTP a transmitir a comunicação ao país da Junta de Salvação Nacional.

Cadernos de Abril
Veja Também

Cadernos de Abril

Os Portugueses na China da dinastia Ming
Veja Também

Os Portugueses na China da dinastia Ming

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Primeiro comunicado do MFA no Rádio Clube Português
  • Tipologia: Comunicado
  • Autoria: Luis Filipe Costa
  • Produção: Rádio Clube Português
  • Ano: 1974