Pesquisar

As voltas da vida numa trama de Arraiolos

Foi repórter de televisão, mas a vida de João Bruno Videira deu muitas voltas, como os fios de uma meada. Uma velha cadeira e a lã de Arraiolos levaram-no a transformar-se em artesão e designer, com peças já pelos cinco cantos do mundo. Reinventou o uso da lã das tradicionais tapeçarias enquanto reformulava a sua própria vida.

Tudo pode, afinal, ser reinventado. É o que prova o artesão e designer de mobiliário João Bruno Videira, antigo jornalista, agora com oficina montada em Tomar. Mudou de vida e cria peças decorativas e utilitárias únicas, usando lã de Arraiolos.

Desde a dobagem da lã, caracterizada pela firmeza, por ser cem por cento virgem, e pelas cores sólidas, até ao nó final, tudo sai da cabeça e das mãos do artista. Além das peças mais ornamentais, cria sobretudo mobiliário de linhas contemporâneas e já é um nome reconhecido dentro e fora de Portugal.

É um exemplo de empreendedorismo e de como, a partir de uma mesma matéria prima, se pode recriar um olhar, uma utilidade, uma arte. E é neste “corre corre de fio de tensão e atenção” que encontrou um novo sustento e um grande prazer.

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - A voltas que a vida dá, temporada 3 - episódio4
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Luís Filipe Fonseca / Mário Piteira / Paula Meira / Vanessa Raínho
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui