Pesquisar

Sementes de sustentabilidade

Ivone e Joep transformaram cinco hectares, que estavam ao abandono, num espaço que promove a biodiversidade. Acolhem mais de cento e trinta animais largados à sua sorte e doentes. Plantaram centenas de árvores e criaram um invejável banco de sementes. A "Quinta das Águias" é uma associação sem fins lucrativos. Um projeto de sustentabilidade que está a alterar os hábitos em Paredes de Coura, no norte de Portugal.

A necessidade de uma mudança de vida levou o casal a criar um lugar mágico, no Minho, que é um santuário de biodiversidade e um exemplo educativo. O respeito por todas as formas de vida está na base de tudo o que se passa na quinta, que ficamos a conhecer nesta reportagem, levados pelo escritor Valter Hugo Mãe, que encontra inspiração junto desta fonte de vidas.

Campos que ninguém quis, animais doentes e abandonados e sobretudo muito verde. Centenas de árvores plantadas e a recuperação de plantas alimentícias, cujo cultivo estava a cair em desuso. Disto se constrói este espaço que tem por missão ser uma montra da natureza e um berçário de ideias que ajudam a uma forma de vida mais saudável. Joep passou de engenheiro informático a chefe vegetariano e Ivone trocou a psicologia por um banco de sementes.

As urtigas para as alheiras ou o superalimento fisalis são estranhezas que começam a fazer parte do dia a dia em redor da “Quinta das Águias”. Para os alunos que a visitam e que recebem frutos nas escolas; para os locais que trocam de profissão por encontrarem nos produtos desta quinta uma alternativa de vida. A par das plantas que voltaram a conhecer a terra, galinhas, cavalos, ovelhas e gatos encontraram um futuro, neste lugar que é uma homenagem à natureza.

 

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - Sementes de sustentabilidade
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Maria Cerqueira / David Araújo / Dores Queirós
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui