1000 X Camilo
Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós
Viveram no século XIX, mas tinham vinte anos a separá-los. Gerações, escolas literárias diferentes e os temperamentos também não se davam. De um lado, Camilo, o romântico e corrosivo polemista, autor prolífico e aclamado. Do outro, Eça, o jovem do realismo, praticante reservado de uma ironia afiada, cada vez mais admirado. O confronto parecia inevitável. Que relação existiu entre estes escritores que se liam, admiravam e criticavam em público e em privado? Respondem o professor Carlos Reis e o escritor Afonso Reis Cabral.
No bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, chega-nos o nosso maior escritor romântico mas também dos mais satíricos, realistas e inovadores da literatura portuguesa.
Começando na biografia, percorreremos o profissional, o romantismo, o Porto, o polemista, a sátira e a sua obsessão pela morte, entre tantos outros temas. E falaremos com nomes como Isabel Pires de Lima, Mário Cláudio, Manuel Sobrinho Simões, Júlio Machado Vaz, Rita Blanco ou Pedro Mexia, possibilitando uma paleta de cores que só Camilo permite.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Camilo Castelo Branco: Camilo e Eça/ episódio 12
- Tipologia: Programa Cultural - Entrevista
- Produção: Terra Líquida Filmes
- Ano: 2025