1000 X Camilo

Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós

Viveram no século XIX, mas tinham vinte anos a separá-los. Gerações, escolas literárias diferentes e os temperamentos também não se davam. De um lado, Camilo, o romântico e corrosivo polemista, autor prolífico e aclamado. Do outro, Eça, o jovem do realismo, praticante reservado de uma ironia afiada, cada vez mais admirado. O confronto parecia inevitável. Que relação existiu entre estes escritores que se liam, admiravam e criticavam em público e em privado? Respondem o professor Carlos Reis e o escritor Afonso Reis Cabral.

No bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, chega-nos o nosso maior escritor romântico mas também dos mais satíricos, realistas e inovadores da literatura portuguesa.

Começando na biografia, percorreremos o profissional, o romantismo, o Porto, o polemista, a sátira e a sua obsessão pela morte, entre tantos outros temas. E falaremos com nomes como Isabel Pires de Lima, Mário Cláudio, Manuel Sobrinho Simões, Júlio Machado Vaz, Rita Blanco ou Pedro Mexia, possibilitando uma paleta de cores que só Camilo permite.

A ilha de Herberto Helder
Veja Também

A ilha de Herberto Helder

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Camilo Castelo Branco: Camilo e Eça/ episódio 12
  • Tipologia: Programa Cultural - Entrevista
  • Produção: Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2025