Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Canular
Ensino:

Palavra engraçada, este "canular", que aparece a rir no início do século XX, foi uma palavra inventada por estudantes da escola superior que gostavam de pregar partidas.

“Canuler, na altura, numa linguagem familiar, significava aborrecer. Assim, os estudantes inventaram uma palavra falsa em latim, “canularium”, e espantaram aqueles que não a tinham estudado. Colocaram um ar sábio, chamaram os ingénuos ao “canularium” e contaram-lhes uma peta.

A palavra foi abreviada para “canular” e também se refere a histórias espantosas. Marcianos que aterram em Berry, ganhou 100 milhões de euros, etc. O “canular” informático nem sempre é tão amigável, mas os rumores que se espalham em cadeia na rede, são igualmente inverosímeis e baseiam-se no mesmo desejo de ficar atónito com aquilo que circula pela internet.

Mas as vítimas destas invenções participam no seu sucesso porque vendem peta, partilham-na, amplificam-na. Veja a diferença com o “canular”, o embuste original inventado por brincalhões que sabiam que era uma partida, enquanto que o embuste que floresce na teia escapa aos seus inventores. Tem a sua própria vida, transforma-se à medida que se espalha, mas ainda tem a memória de uma boa gargalhada.

Charivari
Veja Também

Charivari

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Canular
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017