Cem anos de Fátima em fotografias
Ensino:

As primeiras fotografias do fenómeno de Fátima são de 13 outubro de 1917, quando milhares de pessoas acorreram ao local alertadas por três crianças que diziam que iria acontecer um milagre. O que aconteceu naquele dia ainda hoje é tema de debate.

O fenómeno de Fátima aconteceu há mais cem anos, mas na época foram vários os fotógrafos de jornais que alertados para o acontecimento se deslocaram ao descampado da Cova da Iria, onde presenciaram o que para uns foram aparições e para outros um acontecimento com explicações diversas.

Nos anos seguintes, Fátima transformou-se num local de peregrinação onde, em maio e em outubro se reuniam milhares de pessoas. A Cova da Iria depressa deixou de ser um ermo e com a implementação da ditadura cresceu, para se  transformar num dos símbolos da luta contra o comunismo.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Fátima
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018