Pesquisar

Cem anos de Fátima em fotografias

As primeiras fotografias do fenómeno de Fátima são de 13 outubro de 1917, quando milhares de pessoas acorreram ao local alertadas por três crianças que diziam que iria acontecer um milagre. O que aconteceu naquele dia ainda hoje é tema de debate.

O fenómeno de Fátima aconteceu há mais cem anos, mas na época foram vários os fotógrafos de jornais que alertados para o acontecimento se deslocaram ao descampado da Cova da Iria, onde presenciaram o que para uns foram aparições e para outros um acontecimento com explicações diversas.

Nos anos seguintes, Fátima transformou-se num local de peregrinação onde, em maio e em outubro se reuniam milhares de pessoas. A Cova da Iria depressa deixou de ser um ermo e com a implementação da ditadura cresceu, para se  transformar num dos símbolos da luta contra o comunismo.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Fátima
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui