Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Composer
Ensino:

Podemos compor muitas coisas; uma salada, uma sinfonia, um número de telefone. Mas esta palavra tem sempre o mesmo significado: reunir, fazer um todo a partir de vários elementos. Desde o início do século XVII, este verbo assumiu um significado particular.

Gutenberg inventou a tipografia há quase dois séculos, mas a palavra “composição” estava apenas a começar a ser usada para descrever o trabalho do tipógrafo de uma forma técnica. E esta ideia de composição corresponde perfeitamente ao princípio central da impressão, ou seja, um arranjo de caracteres móveis que são alinhados e passados através da prensa antes de serem guardados nas suas respetivas cassetes.

As cassetes…. Tenha cuidado, não é uma questão de quebrar nada! Este era o nome dado às divisões em que os caracteres eram armazenados e que a impressora agarrava, geralmente com um alicate, para formar as palavras. Assim, essas caixas são, de facto, pequenas caixas. Vê-se que estas palavras são primos. E como estas caixas estão dispostas numa determinada ordem, pode-se tirar desta ou daquela de uma forma quase mecânica.

Como um pianista que não perde uma nota, o tipógrafo trabalha quase de olhos fechados e escolhe letras que, quando juntas, formam palavras. Esta imagem de composição tem sido preservada mesmo com as novas técnicas. Para além do chumbo, em meados do século XX, a impressão começou a substituir a tinta e a prensa pela fotografia. As letras passam a ser feitas por um teclado, mas a ideia de um arranjo permaneceu presente, e passamos a falar de composição fotgráfica. O gesto do tipógrafo mudou, a lógica é a mesma, e a palavra “tipografia” permanece central na profissão para designar o tipo de letra utilizado.

Coquille
Veja Também

Coquille

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Composer
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017