Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Coquille
Ensino:

Na imprensa, "coquille", ou concha, é uma gralha, um erro tipográfico: uma letra que acaba por ser impressa em vez de outra, o que pode ter consequências desastrosas ou cómicas.

Cumprimentar alguém é sinal de boa conduta, e não de conduto. Este é um tipo de engano que remonta à composição de jornais com chumbo. O tipógrafo receberia a letra errada e imprimiria um “U” em vez de um “A”. “Coquille” ou concha. Porquê esta palavra estranha? Talvez porque uma concha parece uma letra que está de cabeça para baixo. Ou porque a concha era o emblema da peregrinação a Santiago de Compostela, onde os cristãos iam para redimir os seus pecados.

Poderá a concha ser um símbolo de culpa, de erro ou gralha? Não sabemos, mas a imagem é engraçada. Mas a concha tem as costas largas. Quando um jornalista comete um erro, pode passar o engano para quem compôs o artigo. É menos humilhante dizer que foi uma gralha e por vezes gera trocadilhos, uma aproximação que envergonha ou revela o que se pretendia esconder, como um lapso.

Há alguns famosos: Jerome Bonaparte, antigo rei da Vestefália, estava muito mal. Pensava-se que estava perdido, mas o seu estado deixou de piorar. Ele não recuperou, mas permaneceu às portas da morte, e a imprensa regozijou-se. No dia seguinte à crise, parecia estar a estabilizar, a sua saúde melhorou. Um jornalista dá como título ao seu artigo: “O melhor persevera”. Uma gralha fez com que os assinantes do jornal “La Patrie” lessem: “O velho persevera”.

Composer
Veja Também

Composer

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Coquille
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017