Volta ao Mundo em Cem Livros

“Contos de Cantuária”: a Inglaterra medieval no poema de Geoffrey Chaucer

O livro mais famoso do autor inglês mistura vozes de peregrinos. São eles os contadores destas histórias, reais ou imaginadas, partilhadas durante uma viagem a Cantuária. Geoffrey Chaucer pensou um poema gigantesco de 120 cantos, escreveu muito menos. Mas 17 mil versos bastaram para retratar a sociedade do seu tempo e construir uma obra-prima. Apresentada agora, neste programa literário.

Estamos no século XIV, o tempo do autor, fundador da poesia inglesa. Geoffrey Chaucer decide escrever um poema, um extenso poema sobre a Inglaterra medieval. A ideia começa num grupo de peregrinos que vai visitar o túmulo do santo da sua devoção. No caminho, cada um conta um conto. Os temas são variados, mais ou menos triviais, mais ou menos consensuais. Relatam-se cios e virtudes, farsas e tragédias, casamentos e adultérios, com uma linguagem popular, pícara e picante. São estas histórias do quotidiano, urdidas com ironia e humor, onde participam todos os estratos sociais, que dão a dimensão humana a um mundo que existiu há cerca de 700 anos.  

“A Prioresa” no livro os “Contos de Cantuária”

Geoffrey Chaucer nasceu em Londres. Foi diplomata, escrivão do rei, astrónomo, entre muitas outras coisas. E também um viajante. Em Itália deixou-se influenciar por Petrarca, Dante e Boccaccio. As cem novelas imaginadas por este poeta italiano no Decameroninspiraram o plano e o modelo do autor inglês. Apesar das reconhecidas semelhanças, os “Contos de Cantuária” têm menos mulheres a contar histórias. Mas, salienta a jornalista Alexandra Lucas Coelho, duas das mais fortes e discutidas de todo o livro têm vozes femininas. São elas “A Mulher de Bath” e “A Prioresa”, a pedirem uma análise mais detalhada.  

“Decameron”: as histórias prodigiosas de Boccaccio
Veja Também

“Decameron”: as histórias prodigiosas de Boccaccio

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Volta ao Mundo em Cem Livros
  • Tipologia: Programa Literário
  • Autoria: Alexandra Lucas Coelho
  • Produção: RTP
  • Ano: 2024