“Viagens na Minha Terra”, de Almeida Garrett
Ensino:

"Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett, junta vários estilos literários no relato de uma viagem de Lisboa a Santarém. Muito mais do que uma crónica de viagem, é sobretudo uma reflexão sobre Portugal do século XIX e um marco na literatura portuguesa.

Publicada em 1846 a obra aborda a jornada a Santarém em diferentes planos e, por isso, Garrett chamou-lhe “Viagens” e não “Viagem”. Para além do percurso físico, narra a história de quatro personagens que retratam o próprio país dividido por uma guerra civil.

A guerra civil entre liberais e absolutistas
Veja Também

A guerra civil entre liberais e absolutistas

Carlos estuda em Coimbra, parte para Inglaterra e regressa a Portugal para se juntar a um dos exércitos em confronto numa guerra fratricida. Joaninha, prima de Carlos, com uma beleza suave, é o símbolo da pureza e uma bandeira de paz entre os combatentes. A avó de ambos, Francisca, simboliza o país envelhecido, que ama os seus filhos mas é incapaz de fazer alguma coisa por eles a não ser sofrer. Frei Dinis, entre o bem e o mal, e que, no auge do drama, se descobre ser pai de Carlos.

Garrett, nasceu em 4 de Fevereiro de 1799, no Porto. Foi um notável estudante de Direito em Coimbra, exilou-se em Inglaterra para fugir ao absolutismo e escreveu, em França, os poemas inaugurais do romantismo Português: “D. Branca e Camões”.

A importância do exílio na obra de Garrett
Veja Também

A importância do exílio na obra de Garrett

De regresso a Portugal, fundou jornais contra o poder político, bateu-se por várias causas, tornando a literatura um espaço de afirmação social. Foi um dos políticos portugueses mais decisivos do século XIX. Morreu em 1854.

No livro em que juntou narrativa de viagens, manifesto político, crónica jornalística e romance, sintetizou, a propósito de um percurso físico, uma reflexão sobre a história de Portugal.

Com uma linguagem inovadora e uma narrativa desconexa, estas Viagens na Minha Terra de Garrett marcam o princípio da literatura moderna portuguesa,

 

Orpheu e o início do Modernismo em Portugal
Veja Também

Orpheu e o início do Modernismo em Portugal

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Livros - Viagens na Minha Terra
  • Tipologia: Documentário
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2009