Dis-moi dix mots
Cursive
O que é a escrita cursiva? É difícil dar apenas uma resposta, porque a palavra é menos técnica do que parece, mas é muito evocativa e lembra uma corrida. Corrida, cursiva, são palavras da mesma família.
A escrita cursiva é rápida. É nisso que se pensa primeiro, como se fosse o reflexo de um pensamento que corre. Flexibilidade, fluidez, elegância, estas são as qualidades que associamos espontaneamente à escrita cursiva, ou escrita à mão, como também dizemos. Estas associações não são objetivas, mas são os ecos transportados pela palavra, o que mostra uma ligação íntima entre a mão, o instrumento da escrita, e o suporte, seja ele papel, ou até papiro.
A escrita cursiva é obviamente manuscrita, por isso é o resultado de um gesto individual, com evocações surpreendentemente sensoriais, porque é dirigida em primeiro lugar ao ouvido, através do ranger da pena ou do murmúrio abafado da caneta. Por vezes dirige-se ao olfato, com o cheiro doce da tinta, e sobretudo, é claro, à visão. O que a caracteriza é a sua forma. E aqui, mais uma vez, não é uma forma única. Reta ou inclinada, redonda ou pontiaguda, existem formas cursivas de todos os estilos, mas correspondem ao que se chama “escrita ligada”, como se seguíssemos uma linha contínua.
A escrita cursiva nem sempre está ligada. É necessário levantar o pulso entre duas palavras, por vezes até entre duas letras, mas a escrita cursiva distingue-se da escrita de imprensa, que por vezes é chamada escrita “bastão”, que é feita numa lógica muito mais brusca, onde cada letra é separada da seguinte e da anterior. A escrita de imprensa, que também pode ser feita à mão, é semelhante ao que se obtém com um teclado ou um trabalho de impressão. É bastante diferente da cursiva.
“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Cursive
- Área Pedagógica: Francês
- Tipologia: Rubrica
- Autoria: Réseau Canopé
- Ano: 2017