Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Cursive
Ensino:

O que é a escrita cursiva? É difícil dar apenas uma resposta, porque a palavra é menos técnica do que parece, mas é muito evocativa e lembra uma corrida. Corrida, cursiva, são palavras da mesma família.

A escrita cursiva é rápida. É nisso que se pensa primeiro, como se fosse o reflexo de um pensamento que corre. Flexibilidade, fluidez, elegância, estas são as qualidades que associamos espontaneamente à escrita cursiva, ou escrita à mão, como também dizemos. Estas associações não são objetivas, mas são os ecos transportados pela palavra, o que mostra uma ligação íntima entre a mão, o instrumento da escrita, e o suporte, seja ele papel, ou até papiro.

A escrita cursiva é obviamente manuscrita, por isso é o resultado de um gesto individual, com evocações surpreendentemente sensoriais, porque é dirigida em primeiro lugar ao ouvido, através do ranger da pena ou do murmúrio abafado da caneta. Por vezes dirige-se ao olfato, com o cheiro doce da tinta, e sobretudo, é claro, à visão. O que a caracteriza é a sua forma. E aqui, mais uma vez, não é uma forma única. Reta ou inclinada, redonda ou pontiaguda, existem formas cursivas de todos os estilos, mas correspondem ao que se chama “escrita ligada”, como se seguíssemos uma linha contínua.

A escrita cursiva nem sempre está ligada. É necessário levantar o pulso entre duas palavras, por vezes até entre duas letras, mas a escrita cursiva distingue-se da escrita de imprensa, que por vezes é chamada escrita “bastão”, que é feita numa lógica muito mais brusca, onde cada letra é separada da seguinte e da anterior. A escrita de imprensa, que também pode ser feita à mão, é semelhante ao que se obtém com um teclado ou um trabalho de impressão. É bastante diferente da cursiva.

Arabesque
Veja Também

Arabesque

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Cursive
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017