Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Dépanneur
Ensino:

O "dépanneur", ou desenrasca, é uma especialidade do Quebec! A palavra pertence ao francês aí falado. É facilmente compreensível: é uma pequena loja, aberta até altas horas da noite.

Muitas delas são inequivocamente chamadas “a mercearia deita-tarde” ou “o desenrasca deita-tarde”: não fecham antes das 11 horas da noite, e muitas vezes permanecem abertas até muito mais tarde e por vezes toda a noite. Assim, vai-se à loja de conveniência se faltar alguma coisa em casa, se precisarmos de óleo, café, se quisermos comer uma pizza ou se uma lâmpada se fundiu. Também vamos à loja de conveniência para abastecer o carro: muitas vezes há uma bomba em frente da loja.

Mas será a palavra exportada? Nem por isso, porque faz parte de uma cultura muito norte-americana: existem mercearias no Quebec, mas são mais parecidas com o que chamaríamos um supermercado na Europa. E estão frequentemente localizadas em centros comerciais, enquanto que as lojas de conveniência, “o desenrasca”, estão localizadas em zonas residenciais.

Em qualquer caso, o nome fica-lhe bem porque ajuda-nos quando estamos enrascados, ou seja, quando inesperadamente, sem termos conhecimento, nos falta qualquer coisa e precisamos de ajuda. Há um lado mágico nesta presença inesperada que aparece precisamente quando se precisa dela, e que nos oferece precisamente o que nos falta. E quando tiver feito o seu trabalho, pode esquecê-la. Desaparece, deixando-nos apenas o seu sorriso amável.

À tire-larigot
Veja Também

À tire-larigot

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Dépanneur
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017