Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola

Desenvolvimento vocacional

Desenvolvimento vocacional

Em determinadas fases do nosso percurso escolar e/ou profissional, podemos deparar-nos com situações de indecisão quanto à escolha do caminho a seguir. O final do 9.º ano ou do 12.º ano são exemplos de dois momentos de decisão importantes na nossa vida.

É natural não sabermos bem o que queremos fazer no futuro e não termos projetos. É natural termos medos e sentirmos que há demasiadas escolhas e decisões a tomar. As decisões que tomamos todos os dias, das mais às menos importantes, resultam sempre de um conjunto de factores internos e externos que nos influenciam. Somos sempre nós que fazemos uma escolha e tomamos uma decisão sobre como agir, mas somos sempre condicionados pelas nossas circunstâncias, pelos contextos em que estamos, pela informação que possuímos e pela forma como interpretamos a realidade.

Para fazermos boas escolhas e tomarmos boas decisões relativamente ao nosso presente e futuro profissional é essencial termos um bom conhecimento sobre nós mesmos e sobre a realidade educativa e profissional. É neste contexto que surge a Orientação e o Desenvolvimento Vocacional.

O Desenvolvimento e Orientação Vocacional é um processo que tem como objetivo ajudar-nos a tomar decisões e a dar uma direção à nossa carreira académica e/ou profissional e que é conduzido por um/a Psicólogo/a. Este processo envolve reflectir, ponderar e realizar actividades de autoconhecimento (por exemplo, exercícios e jogos). Também nos ajuda a desenvolver estratégias para explorar e procurar activamente informação sobre as oportunidades escolares e profissionais. Também podemos fazer os chamados “testes psicotécnicos”, que são uma ferramenta que nos ajuda a tomar consciência de algumas coisas sobre nós (por exemplo, os nossos interesses).

Num processo de Desenvolvimento e Orientação Vocacional os testes ou o/a Psicólogo/a não nos dizem o que vamos ser! Ao longo do processo o Psicólogo ajuda-nos a tomar consciência de coisas sobre nós próprios e sobre o que nos rodeia, para que NÓS possamos tomar uma decisão mais informada. Somos nós que construímos o nosso caminho (e não o Psicólogo/a, os nossos Pais, os nossos amigos ou qualquer outra pessoa).

Planear a nossa carreira é um processo dinâmico e que ocorre ao longo de toda a nossa vida. As decisões que tomarmos não são necessariamente para o resto da nossa vida. Podemos voltar atrás e escolher outro caminho, pode haver mudanças de planos. Podemos ir ajustando o nosso percurso à medida que nós e o que nos rodeia (nomeadamente o mercado de trabalho) vai mudando. Mas é importante traçar um rumo com base nas nossas competências, interesses e valores de hoje.

Se quiseres começar já a pensar sobre o teu futuro podes imaginar-te daqui a 10 anos em várias profissões e analisa as vantagens e desvantagens de cada uma. Pensa no que gostas de fazer, no que sabes fazer, no que aprendes com facilidade, na forma como te imaginas no futuro.

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em escolasaudavelmente.pt

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Desenvolvimento vocacional
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2022
  • Imagem:: Fotografia de RF._.studio, Pexels.