Pesquisar

Doenças do sono que transtornam a vida

Narcolepsia, insónias e apneias do sono são doenças que afectam o sono de milhares de pessoas. Andreia Fonseca, Rui Cruz e Pedro Gonçalves são portugueses que sofrem destes problemas e que contam como vivem e tentam ultrapassar os seus efeitos diariamente.

Andreia Fonseca sofre de narcolepsia, uma perturbação que causa sonolência a qualquer hora do dia ou da noite, sem aviso prévio. Esta doença pode ainda causar alucinações e torna difícil a concentração, sem que se caia num estado de sonolência.

Rui Cruz, por seu lado, sofre de insónias que já o mantiveram acordado durante quatro dias, causando diversas perturbações na sua vida. Tem muitas dificuldades em adormecer, acorda várias vezes durante a noite ou muito cedo e o seu ciclo natural do sono está muito alterado.  Desta desordem resultam cansaço e sonolência diurna, irritabilidade, ansiedade, incapacidade de se concentrar e dores de cabeça, entre outros problemas.

Já Pedro Gonçalves sofre de apneias do sono, um distúrbio que pode causar paragens respiratórias durante vários períodos ao longo da noite. Caracteriza-se por roncos altos, respiração ofegante e uma sensação de sufocamento ao dormir. O sono costuma ser agitado e causa ainda sonolência durante o dia e dificuldades de concentração.

Ficha Técnica

  • Título: Fronteiras XXI - Doenças do sono
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Filipa Dias Mendes/ Ricardo Passos Mota/ José Rui Rodrigues
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui