"Tentações de Santo Antão", de Hieronymus Bosch

duARTe: apanhado a imitar os monstrinhos de Bosch

Andam criaturas muito estranhas no quadro do senhor Bosch. Algumas nem pertencem a este mundo. Demónios horrorosos, pessoas que parecem bichos, seres fantásticos, assombrosos. Uns tão mal-educados que até dão puns nesta série didática. Que pivete! Nunca houve tamanha ousadia numa obra-prima.

Para começar, o quadro divide-se em três, abre-se e fecha-se. Como um livro. Lá dentro, guarda uma história, que não é bem de encantar. Monstros assustam pessoas, metem medos antigos. A visão do pintor holandês é uma fantasia, mas no início do século XVI, acreditava-se que vícios e pecados acabavam assados em caldeirões fumegantes. 

De onde surgiram estas imagens estranhas? Talvez da ideia de que andavam demónios em toda a parte, a desassossegar bons e tementes cristãos. Heronymous Bosch encenou o inferno de Santo Antão, um mundo de tentações, cheio de terríveis e fascinantes criaturas. Estás próximo do tríptico duARTE? Vamos estudar esta peça de Arte.

duARTe: a contar estrelas de Van Gogh?
Veja Também

duARTe: a contar estrelas de Van Gogh?

O que é isto? Um boneco de outro mundo? Um estranho bicho? Isto é o duARTe, parece que é uma peça de Arte, feita de riscos irrequietos, de formas geométricas que se montam e desmontam, sempre em movimento. Ele é o protagonista deste série lúdico-didática que procura incentivar crianças – e adultos, porque não? – a saber mais sobre o mundo das Artes. Vem daí aprender coisas novas.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: duArte, uma peça de Arte - Ep.06
  • Tipologia: Programas Infantis e Juvenis
  • Produção: Cacto Animation Studios
  • Ano: 2022