"Os Baloiços" e "A Árvore na Prisão", de Maria Helena Vieira da Silva
duARTe: consegues adivinhar o que Vieira da Silva quis pintar?
Dois quadros para olhar, um jogo para jogar, dois amigos para ajudar. Quem começa? Sim, duARTE, já todos percebemos que vieste para este episódio acompanhado. Trouxeste a mARTika e o bernARTe, tão coloridos e curiosos como tu. Agora, toca a puxar pela imaginação. Rei, barco, bota, trampolim? Brincamos até ao fim com estas obras que recordam o processo criativo da grande pintora portuguesa.
Quem acha a Arte uma coisa chata é porque nunca exprimentou contar estórias à volta das obras que está a ver. É mesmo este o jogo que aqui se está a fazer. Os quadros são de Maria Helena Vieira da Silva, que logo em pequenina desatou a pintar e a desenhar. Mais atrde, gostava de criar espaços seus, cheios de luz e cor, labirintos, teias, bibliotecas, cidades. Pintava o que via, o que inventava, mas com uma perspetiva tão moderna e uma forma tão abstrata que produziu obras únicas, reconhecidas em todo o mundo.
O duARTe, a mARTika e o bernARTe têm as cabecinhas cheias de ideias. E tu, o que vês tu aqui? Talvez baloiços e uma árvore numa prisão, porque não?!
O que é isto? Um boneco de outro mundo? Um estranho bicho? Isto é o duARTe, parece que é uma peça de Arte, feita de riscos irrequietos, de formas geométricas que se montam e desmontam, sempre em movimento. Ele é o protagonista desta série lúdico- didática que procura incentivar crianças – e adultos, porque não? – a saber mais sobre o mundo das Artes. Vem daí aprender coisas novas.
Ficha Técnica
- Título: duARTe, uma peça de Arte - Ep.11
- Tipologia: Programas Infantis e Juvenis
- Produção: Cacto Animation Studios
- Ano: 2022