"Fernando Pessoa", Almada Negreiros

duARTe: quantos Poetas vês neste quadro de Almada Negreiros?

A pergunta parece disparatada, mas a resposta vai surpreender-te. Vemos um que é muitos. Como assim? Porque este senhor de chapéu preto, óculos redondos e bigodinho engraçado chama-se Fernando Pessoa. Imaginava-se a ser outros, tinha amigos inventados. Que grande história para espreitar neste quadro. E ainda falta o pintor, tão genial como o tímido e enigmático retratado.

Em pequenino, o menino Pessoa já era um fingidor. Queria ser outros, viver outras vidas. Inventava amigos imaginários que faziam coisas incríveis. Como escrever histórias e poesia. A brincadeira foi levada tão a sério que até nos sentimos perdidos no meio de tantos companheiros invisíveis. Deixaram todos uma obra tão grande que ainda hoje são encontrados papéis rabiscados numa espécie de arca do tesouro.

Singular e plural, este Poeta era mesmo genial. Ele e Almada Negreiros, o pintor deste retrato, partilhavam a mesma vontade de querer fazer coisas novas, diferentes, arrojadas.  Eram futuristas, uns perigosos revolucionários. Imagina duARTE que queriam reinventar a Arte!  

O que é isto? Um boneco de outro mundo? Um estranho bicho? Isto é o duARTe, parece que é uma peça de Arte, feita de riscos irrequietos, de formas geométricas que se montam e desmontam, sempre em movimento. Ele é o protagonista deste série lúdico-didática que procura incentivar crianças – e adultos, porque não? – a saber mais sobre o mundo das Artes. Vem daí aprender coisas novas.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: duArte, uma peça de Arte - Ep.01
  • Tipologia: Programas Infantis e Juvenis
  • Produção: Cacto Animation Studios
  • Ano: 2022