Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Émoticône
Ensino:

A linguagem escrita evolui mais devagar do que a oralidade, mas não deixa de evoluir. Durante muito tempo, pensava-se que a escrita estava reservada a um nível de língua muito elevado, mas hoje o seu uso é menos rígido.

Escrevemos cada vez mais frequentemente de uma forma coloquial, especialmente se temos pressa, se utilizamos novas tecnologias, SMS, e-mails. Não só abreviamos, usamos siglas, mas também inventamos imagens expressivas: estas são chamadas “emoticons”, que por vezes são chamadas “smileys”, quando aceitamos o anglicismo. “Emoticon” é uma palavra comprida, com ar de erudita, mas evoca duas ideias principais: uma emoção, “emo”; e uma imagem, “ícone”.

De facto, a palavra ícone, “icône” evoca uma representação. Foi tido o cuidado de colocar um acento circunflexo no “o” de modo a não parecer que se está a pedir emprestado a palavra ao inglês. Mas mesmo que os anglicismos sejam assustadores, todos sabem que se fala do ícone informático, o pequeno sinal que aparece no ecrã de um computador.

O “emoticon” é bastante diferente: não é um botão que ativa uma função quando se clica nele, mas um símbolo que se lê. Indica uma reação emotiva, como o nome sugere. É uma espécie de pontuação. Não é a pontuação que dá ritmo a uma frase, mas uma pontuação expressiva, que permite multiplicar as emoções.

O “emoticon” pode ser usado como uma resposta, por exemplo. Pode escrever apenas o “emoticon” para mostrar entusiasmo, perplexidade, recusa ou raiva. “Queres jantar comigo hoje à noite?” E enviamos um rosto com um sorriso e um piscar de olhos. Podemos ir além do ponto de exclamação, ou o sorriso expresso pelo “smiley”. Um coração partido ou um semáforo verde dizem mais do que um longo discurso. E os convites são perceptíveis: um café fumegante, uma bola de râguebi, uma guitarra… Estamos entre a palavra e a imagem.

Avatar
Veja Também

Avatar

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Émoticône
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017