Erosão costeira põe em risco época balnear
Ao longo dos últimos anos, as praias portuguesas têm sofrido processos de erosão que limitam a faixa de areia, o que obriga a uma intervenção humana para preencher a área tomada pelo mar. Para além de outras consequências, fica em causa o turismo local.
Quando terminou o inverno de 2013/2014, as praias de norte a sul do país encontravam-se fragilizadas e despidas de areia. Para os empresários que viviam da época balnear sobrava a esperança de intervenções públicas que salvassem o negócio.
A chegada da primavera revelou um país com as suas zonas balneares castigadas pelos efeitos do mau tempo que se sentira nos meses anteriores. Em vários locais a linha de praia tinha recuado até áreas expostas ao efeito da queda de falésias, enquanto noutros pontos nem existiam condições para se fazer praia.
Residentes e comerciantes daquelas zonas acreditavam que apenas uma intervenção estatal – ou alguma sorte – poderiam salvar a época balnear que se aproximava assegurando alguma normalidade na atividade lúdica e comercial.
Nesta reportagem pode ouvir depoimentos de vários populares e do então ministro do Ambiente Jorge Moreira.
Ficha Técnica
- Título: Praias sem areia
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Carla Diogo, Paulo Moreira e Helena Figueiras.
- Produção: RTP
- Ano: 2014