Espaço-Museu e Villa Romana do Rabaçal
O Espaço-Museu e Villa Romana do Rabaçal é um espaço expositivo que reúne três núcleos distintos: o museu, a estação arqueológica da villa romana e o Miradouro de Chanca. Situa-se a doze quilómetros de Conímbriga, no concelho de Penela, junto à via romana que ligava Lisboa a Braga.
No museu encontram-se os achados arqueológicos recolhidos nas escavações da villa tardo-romana, junto à aldeia da Ordem. Entre as diversas peças podem ver-se mármores sumptuosos, possivelmente pintados na época, mostrando a riqueza desta família que vivia da actividade agrícola.
O elemento central do conjunto de polos é, no entanto, a villa romana, datada do século IV d.C. e construída em redor de um pátio octogonal. Na zona circundante identificaram-se outros edifícios, sendo fácil de distinguir a residência senhorial que tinha balneário próprio e sala de banquetes da casa da lavoura com o pátio agrícola, alpendres, eira, oficinas e habitação dos criados, tudo ligado a um sistema de nascentes e sistemas elevatórios de água.
O espaço foi descoberto em 1984 e desde esse período que se têm realizado escavações e trabalhos de preservação, nomeadamente dos mosaicos que apenas em alguns períodos do ano são destapados e mostrados ao público.
Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, onde a RTP efetua uma viagem, por todo o país e pelas regiões autónomas mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.
Ficha Técnica
- Título: Em Busca do Museu Desconhecido - Museu e Villa Romana do Rabaçal
- Tipologia: Programa
- Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
- Produção: RTP
- Ano: 2020